Home » , , » Você Sabe o que é CLT Consolidação das Leis do Trabalho.

Você Sabe o que é CLT Consolidação das Leis do Trabalho.

Posted by Acabei Achando on sábado, 9 de março de 2013

 Consolidação das Leis do Trabalho.

Você Sabe o que que dizer CLT, Bom essas três letrinhas é de suma importância para todos os Trabalhadores e empresário, Sabe por que é através delas que se policiam os direitos que as duas partes devem obedecer e seguir a risca.










Mais talvez você ainda não saiba a fundo o que quer dizer CLT não é isso, pois bem CLT é a Consolidação das Leis do Trabalho, que é só mais uma norma legislativa das relações trabalhistas individuais ou coletivas.

Você Sabe o que é CLT Consolidação das Leis do Trabalho.



Você Sabe o que é CLT Consolidação das Leis do Trabalho.A CLT serve para que todos os trabalhadores que sejam contratados saibam, e obedeçam alguns direitos que devem ser cumpridos pelo empregador.

Quais os direitos dos trabalhadores, segunda a CLT - Consolidadção das Leis do Trabalho.

Um deles, e com certeza o mais importante que é a Carteira de Trabalho assinada, pois na carteira é colocada informações importantes sobre o funcionário tais como, data que foi contratado pela empresa, função e valor do salário.

Outra também muito importante é fazer um exame médico, para saber se o funcionário não tem nenhum problema serio de saúde que possa atrapalhar o seu desempenho no trabalho ou ate mesmo que não venha a agravar mais o seu problema de saúde com o trabalho, comprovar um bom estado físico e mental e que está apto para exercer a sua função. A mesma regra também se aplica se o funcionário deixar a empresa, por justa causa ou por demissão.

 Você Sabe o que é CLT Consolidação das Leis do Trabalho.

Outro fator importante seria as horas de trabalho ou (jornada de trabalho) o trabalhador não deve ultrapassar oito horas de trabalho, no caso de ultrapassar ele tem direito a ser remunerado por cada hora.
Mais uma seria um Repouso Semanal, pois quem trabalha merece uma folga para gozar após o trabalho, de um dia pelo menos.

E vale transporte, nas cidades pequenas não é muito comum receber o vale transporte, pois os funcionários vão de bicicleta, caminhando ou sei lá como, mais nas cidades grandes que são mais desenvolvidas as pessoas tem que pegar ate 2 ónibus para chegar ao trabalho e é onde entra o vale transporte que é concedido com desconto de ate 6% do salário para deslocamento de sua casa ao trabalho e Vice versa.

E o FGTS; em outro artigo eu escrevei sobre quem tem direito ao FGTS, que é uma conta onde fica depositado um dinheiro referente a 8% do salário mínimo que serve para Aposentadoria ou demissão sem justa causa, e o funcionário pode retirar o valor.

13° salário; o funcionário deve receber o 13° salário com base na remuneração mensal. O pagamento é feito em duas partes. A primeira é paga até o dia 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.
Agora e por ultimo as Férias, quem não sonha em tirar ferias após 12 meses de trabalho, o trabalhador tem direito há trinta dias corridos de férias, desde que não apresente cinco faltas sem justificativa.




Art. 1º Fica aprovada a Consolidação das Leis do Trabalho, que a este decreto-lei acompanha, com as alterações por ela introduzidas na legislação vigente.

Parágrafo único. Continuam em vigor as disposições legais transitórias ou de emergência, bem como as que não tenham aplicação em todo o território nacional.

Art. 2º O presente decreto-lei entrará em vigor em 10 de novembro de 1943.

Rio de Janeiro, 1 de maio de 1943, 122º da Independência e 55º da República.
GETÚLIO VARGAS.
Alexandre Marcondes Filho.
Este texto não substitui o publicado no DOU de 9.8.1943

Será que ainda Resta alguma Dúvida sobre o que é CLT - Direitos das Consolidações do Trabalho. Qual quer coisa é só Deixar seu Comentário.

Obrigado por ler ate o fim... Se Gostou pode Compartilhar Acabei Achando

Previous
« Prev Post

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Tenho uma duvida imensa. Trabalho a 3 anos com a carteira assinada só que a 6 meses atras meu patrao pediu que ficasse casa, e desde entao nao tenho recebido nenhum dinheiro e ainda estou com minha carteira assinada, e pra piorar minha situaçao ele agora quer me dispensar.
    Quais od meus direito ? Eu tenho o direito de receber esses 6 meses ja que estou impossibilitado ate de conseguir outro trabalho porque estou com a carteira assinada ? O que devo fazer nessa situaçao ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Andre Anderson. Tudo Bem...
    Bom pelo que entendie se ele te pediu que ficasse em casa. fico meio que vc abandonou o emprego pois vc não assinou nada, acho que ele está querendo alegar justa causa ai vc não tenhe direito a nada ou seja perde 40% do total, mais te peço que proucure o Ministério do trabalho e tente fazer um acordo com seu chefe por que ele deveria te te dado as contas por não querer mais vc trabalhando mesmo que fosse para passar alguns messes em casa vc tem direito ao todos os seus ordenados,ferias, decimo terceiro e FGTS.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem ou comentário, Agradecemos sua visita e em breve entraremos em contato com vc... Tenha um ótimo dia...