Quem tem direito ao FGTS, Descubra tudo a Respeito

Se você algum dia trabalhou de carteira assinada já deve ter ouvido falar em FGTS. Descubra tudo sobre quem tem direito ao FGTS



Ao lado tem um material para você mesmo fazer a revisão do fundo de Garantia (FGTS).










Mais o que quer dizer essas 4 letrinhas! (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

Bom essas 4 letrinhas é um direito que todos os trabalhadores que firmam contrato de trabalho com qualquer empresa que ele venha a trabalhar por certo tempo ou período, e  quando ele for demitido terá o direito ao FGTS de 3 a 6 parcelas de seguro desemprego (FGTS) no valor de um salário mínimo.

Se você já trabalha a algum tempo de carteira assinada, ou já trabalhou e foi demitido, já sabe disso:


inclusive se já tiver mais de 5 anos de carteira assinada já recebe o PIS, (leia mais a respeito) por que você tem direito.


 Quem tem direito ao FGTS, Descubra tudo a Respeito

Mais o assunto principal desse artigo é quem tem direito ao FGTS, que é o assunto que iremos abordar mais abaixo.

Quem deposita o FGTS para quem tem Direito:

O empregador ou gerente da empresa que você trabalha  faz o depósito na conta vinculada ao FGTS do trabalhador.

O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês.

Qual o Valor de depósito do FGTS para quem tem direito:

  
O depósito equivale a 8% do valor do salário pago ao trabalhador, cujo contrato é regido pela CLT.

No caso de contrato de trabalho firmado nos termos da Lei n.º. 180/05, que trata dos contratos de aprendizagem, destinados à contratação de menores aprendizes, o percentual é reduzido para 2%.

lembro-me perfeitamente quando assinaram minha carteira de trabalho, e a cada dois meses, eu passei a recebe em minha casa o extrato do FGTS, que poderia também ser verificado em minha conta na caixa vinculada a meu cartão do cidadão, se os depósitos estariam sendo efetuados regularmente.

Você sabe o que Cartão do Cidadão, leia a Respeito.

Caso o trabalhador não esteja recebendo o extrato, é necessário atualizar o endereço em qualquer agência da CAIXA, ou ainda, por meio do telefone 0800 726 01.

 É muito importante que o endereço esteja completo.


Quem tem direito ao FGTS, Descubra tudo a Respeito.

Caso perceba que o depósito não está sendo efetuado, o trabalhador deve procurar a Delegacia Regional do Trabalho - DRT, já que o responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego.
Essas informações sobre  Quem tem direito ao FGTS lhes foram uteis, Com partilhe com seus amigos ou Faça um comentário e ajude a enriquecer esse conteúdo.



2 comentários

Samanta Sammy disse...

Olá Tonyrson! Como vai? :)

Sempre que venho aqui ver as novidades encontro algo útil que me ajudará, este foi mais um destes artigos, a muitos anos estou sem receber meu extrato e gostei da sua dica do telefone 0800! Foi atualizar meus dados que devem estar muito antigos lá e já me mudei várias vezes após o último recebimento do mesmo... Também gostei muito das outras informações e dicas, creio que são úteis para todos nós, trabalhadores :) Obrigado por compartilhar :)

Um enorme abraço e bom fim de semana :)

tonyrson maia disse...

É enorme prazer que eu tenho em receber sua visita aqui no blog Sammy e ainda mais quando essa visita é de agrado do leitor.Que Bom que conseguio atualizar seus dados pelo 0800 que é uma mão na roda para muitos, principalmente que não tem muito tempo disponivel.Um Abraço e um Bom Fim de Semana para você Tambem.

Seguidores

Acabei de Assistir no Blog Acabei Achando

Loading...