A História da Igreja Matriz de Aracati

A História da Igreja Matriz de Aracati.

                                                                                                                               Atualizado em 07.05.16

Para muitas pessoas que não sabem verdadeiramente o que é ter um patrimônio histórico. conheçam a história da Igreja Matriz de Aracati.


A História da Igreja Matriz de Aracati



Aracati terra de encanto traz em seu berço a lembrança de um tempo esquecido e eternizado em fotos e arquivos que rodam de mão em mão  por pessoa que amam a sua história e propagam durante sua caminhada.

Aqui em Aracati temos diversos patrimônio Históricos e unm dos mais conhecidos e visitados por todos é a Igreja Matriz  que fica na Rua Dragão do Mar, e que fez história por muito tempo

A História da Igreja Matriz de Aracati.


















Você conhece a verdadeira história da igreja Matriz de Aracati.

Você já visitou a igreja Matriz de Aracati? Não no dia que você foi a missa, estou falando de uma visita para observar minuciosamente os detalhes da arquitetura e relíquias encontradas lá   Na Rua Grande ainda encontramos alguns Casarões em perfeito estado e alguns não, Casarões onde viveram alguns filhos ilustres, como Beni Carvalho, Jacques Klein, Adolfo Caminha, Dragão do Mar entre outros viveram e deixaram historias que se eternizarão por um tempo onde poucos historiadores ainda relembram.



Hoje venho falar da Igreja Matriz de Aracati intitulada por mim como a mais bonita e com certeza a mais visitada por turistas que se deslumbram por sua arquitetura e história que ela traz.



A História da Igreja Matriz de Aracati.

Ela foi Fundada em 1745, onde primeiramente foi erguida uma capela de palha, foi construída em estilo barroco e declarada Patrimônio Histórico Nacional em 2000, tendo sido restaurada pelo IPHAN em 2010. Suas portas principais foram entalhadas com pedras extraídas do fundo do mar e em sua fachada se observa os sinos, o relógio e o registro da data de sua edificação. É a única que possui um cruzeiro. Preserva um rico acervo histórico que retrata a memória e as particularidades dos ritos católicos da época da fundação aos dias de hoje. Dentre os eventos mais destacados, mencionamos a visita da Imagem Peregrina de N.Sª de Fátima em 1946 que reuniu mais de 5 mil fiéis quando a população local não passava de 9 mil habitantes.







 Vejam essas Fotos Históricas da Igreja Matriz de Aracati.



A Igreja Matriz de Aracati, já foi assim com uma torre ao lado direito, diferente de hoje que vemos uma imensa torre ao lado esquerdo o que aconteceu mais precisamente foi uma reforma sei que muitas pessoas que viveram para recordar esse tempo lembram dessa imagem.

A História da Igreja Matriz de Aracati.



 Nesta outra foto da para ver nitidamente que ela já passou pela reforma foi tirada na cheia em um ano que eu não tenho bem certeza mais se alguém que tiver lendo esse texto e souber a data exata da foto nos ajude a melhorar esse mini artigo sobre a Igreja Matriz de Aracati.


A História da Igreja Matriz de Aracati A História da Igreja Matriz de Aracati Reviewed by tonyrson maia on 11:11:00 Rating: 5

2 comentários

  1. Entre os ilustres citados a cima, Dragão do Mar, não há casarão como sua residência. Há Jacques Klein, Bei Carvalho e Adolfo Caminha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ilustríssima Socorro Matos, é uma prazer enorme que tenho em recebe-la no Acabei achando. Muito obrigado pelo comentário e pela sugestão na correção ..... "corrigido"

      Excluir

Deixe sua mensagem ou comentário, Agradecemos sua visita e em breve entraremos em contato com vc... Tenha um ótimo dia...

Estão Lendo Também...